Vamos analisar esse momento que estamos passando juntos.
De um dia para o outro tivemos que a nos adaptar rapidamente a uma nova realidade, mas pense um pouco, a vida na realidade já não é assim, parece que temos tudo sobre nosso controle e sem mais nem menos, assim, num piscar de olhos tudo muda.
Muitos estão ansiosos ao vislumbrar a incerteza da vida com o coronavírus (COVID-19). Claro que também estamos sentindo isso e queríamos compartilhar algumas das ferramentas que o Yoga tem para nos permitir a cuidar de nossas mentes – racionalmente e emocionalmente - fisicamente e principalmente espiritualmente para permanecermos sãos e com os pés no chão.
À medida que tudo se encontra fechado: escolas, comércio, pessoas que passaram a trabalhar em casa... Muitos de nós fomos afastados de nossos trabalhos, hobbies e da vida social cotidiana e ficou a sensação de prisão de que a liberdade nos foi tirada, o direito de ir e vir.
Podemos ver a situação de duas maneiras negativamente ou positivamente, como na historia do copo com água até metade, como você o vê: quase cheio ou quase vazio. Podemos também fazer analogia da história dos lobos. Que existem dentro de cada um de nós: o Lobo Bom e o Lobo Mau e qual você quer alimentar?
Enfim chegamos ao Isolamento Horizontal ou Social, nos aqui preferimos escolher dizer Isolamento Físico, pois a vida continua... continuamos com nossas atividades normalmente apenas adaptadas para este novo espaço restrito de nossas casas. E assim, vivemos um dia por vez procurando fazer nossa parte por um bem maior nosso e dos próximos.
Hoje de uma maneira ou de outra temos recursos como a internet que nos oferece um meio de permanecermos conectados e nos manter ativos, entretidos e até mesmo educados durante esses dias de isolamento.
Podemos ser sim otimistas com a situação e podemos:
Nos Socializar Remotamente; Sendo mais humanos e solidários (nunca antes estivemos tão conectados mesmo isolados); Praticando Exercícios (existe um universo inteiro de aulas de Yoga, dança, condicionamento físico...); Meditando – O caminho é para dentro e quando dentro estamos em contato conosco, fazendo descobertas que antes sabíamos que era o caminho, mas são tantas as desculpas que nos damos. Entre tantas ações que podemos desenvolver como Limitar o tempo online, Tomar um bom banho, Agradecer, ter um Hobby, Ler, Cozinhar, Organizar, Aprender algo novo...
Lembre-se de que você não está sozinho, estamos todos nisso.
São dicas valiosas sobre autocuidado. Nos humanos geralmente precisamos estar fazendo algo que nos traga paz e felicidade. Então, escreva uma carta aos seus avós, participe de reuniões com seus colegas de trabalho e com os amigos. Além disso: se você ainda pode sair, considere ajudar um vizinho que precisa de uma entrega de supermercado...
Pelo Yoga vemos isso como escolhas e escolhas devem ser CONSCIENTES. É o principal objetivo do Yoga a prática de sua filosofia é conquistar a CONSCIÊNCIA de suas Ações. Isto é o mais puro exercício de Autoconhecimento, primeiro em nossa vida temos que buscar o autoconhecimento e o caminho é para dentro e não para fora. E onde a vida nos colocou agora, não foi DENTRO?
Onde todos nos seres humanos fomos colocados?
DENTRO. E como entender, suportar e nos desenvolver em plenitude, isso é Autoconhecimento. Entenda que após o Autoconhecimento chega-se a Autorrealização!
O que é Yoga?
Yoga é uma palavra em sânscrito, idioma antigo e já morto. E significa União. União do corpo, mente e espirito. E como estamos falando de Yoga dizemos o Yoga e não a Yoga. A nossa mente é racional, mas por vezes temos uma reação emocional frente a tudo que nos acontece. Assim não AGIMOS, muito contrário REAGIMOS. Porque a reação é um ato emocional.
É exatamente disso que trata o Yoga, algumas pessoas nos procuram para praticar o yoga pelo físico e acabam se deslumbrando por tantas ferramentas que o yoga possui. O Yoga não é uma pilula magica que você toma e todos os problemas de sua vida estão resolvidos. O Yoga exige algo bem simples, que é estar PRESENTE e sim, começamos pelo físico, ou seja, aquilo que é mais palpável para nos seres humanos. Porque é aquilo que vemos e tocamos.
Logo o grande desafio no começo da aula de Yoga é: Sentar por um breve momento de silêncio, concentrar e Transmitir Reverências ao lugar de prática, a você e aos outros.
Mas por que isso? Pense quantas vezes você para e agradece por sua vida no seu dia? Quantas vezes você para e doa a partir de você o que recebe, desejando o bem e saúde?
E logo em seguida vem as práticas de respiração? E porque respirar se já faço isso e não preciso nem pensar para fazer? Tá certo! Ok! Mas você faz isso de maneira competente e consciente? Ou no automático.
A respiração correta, auxilia todo o seu corpo a entrar num estado de Homeostase, isto é, EQUILÍBRIO. Então sua respiração afeta tudo em sua vida, absolutamente tudo!!! Afirmamos isso.
O COVID-19 afeta o que? as vias aéreas, não é?
Num processo de Ansiedade, Estresse, Depressão como é sua respiração?
As técnicas de respiração no Yoga são conhecidas como PRANAYAMAS que significa domínio e controle da energia. E uma das fonte que absorvemos a energia, vem do ar que respiramos.
Esses são os principiais benefícios.
1 Acalmar a mente as emoções e razão
2 Acalma o sistema nervoso
3 Aumenta a concentração
4 Libera tensões
5 Alivia pressões do cotidiano
6 Purifica os canais energéticos
7 Alívia estados de depressão e ansiedade
8 Melhora capacidade pulmonar
9 Alívia dores de cabeça
10 Regula os batimentos cardiacos
11 Prepara o corpo para as Posições PsicoFísicas que chamamos de Ásanas.
Na aula após as técnicas de respiração vamos para a parte física a prática dos Ásanas. Chamamos de posições psicofísicas pois desenvolve a estabilidade psiquica por meio do corpo físico. Já no físico são trabalhados o alongamento muscular, A flexibilidade articular, a elasticidade, o equilíbrio e a força. Todos fatores para a manutenção do corpo físico, a permanência nas posições promove o massageamento nos órgãos internos. Que devem ser executadas dentro de seu limite e portanto dever ser estáveis e firmes, feitos como total concentração, o que desenvolve o autoconhecimento.
Após a prática física acontece a pratica de Relaxamento Consciente Neuropsíquico (Yoganidra) onde o praticante é conduzido de maneira consciente a estados profundos de relaxamento, que deixamos os estado de vigília, passamos pelo estado do sonho e no estado de sono consciente profundo permanecemos totalmente acordados. Gerando como benefícios uma melhora da redistribuição sanguinea no organismo, redução do estresse, redução do lacto e consequente alívio de dores.
Etapas do Yoganidra:
Relaxamento Físico: Desenvolve-se a percepção das partes do corpo, da respiração e de tensões. A partir disto, há um relaxamento total do corpo. É possível sentir a diferença na disposição e no rendimento.
Relaxamento Mental: Desenvolve-se a visualização de histórias ou símbolos numa profunda interiorização, perdendo-se a consciência do corpo físico, graças ao cultivo da atenção e da vontade, aprende-se a desenvolver o foco claro da mente.
Relaxamento Emocional: aumenta as sensações de estabilidade e de confiança.
Em seguida na aula vamos para a Práticas de Meditação que envolvem utilizar de técnicas de Concentração para atingir a Meditação. A natura da Meditação é estarmos relaxados e ainda estarmos num desperto de Consciência.
Finalizamos assim, uma aula de Yoga.
Vamos praticar?
Comentarios